Ao citar Domingues (1999), o autor José Antônio Gomes Pinho (2011) identifica a visão dos otimistas e pessimistas. Segundo o autor, “para os otimistas, '(de)centralização, interatividade, multimidialidade, transnacionalidade e transculturalidade são oportunizadas pelas novas tecnologias'; já para os pessimistas gera-se 'isolamento, alienação, comercialização sem tréguas dos espaços públicos e privado, e o surgimento de novas formas de colonialismo digital e diferenças sociais de classe”. No blog da presidente, é possível observar ambos os elementos.
Os canais de comunicação identificados no blog são centralizadores. Não há muita interação, nem mesmo espaço para colaboração. Apesar de ser bilíngue, o que demonstra seu caráter transnacional, as informações postadas são pré-determinadas e há pouca interatividade. Há um link específico para o usuário enviar seu depoimento a favor do governo. O curioso é que o recurso de postagem não existe.
Como aspecto positivo é importante destacar o link para compartilhamento em redes sociais (Facebook e Twitter), como também para envio de mensagens SMS. O usuário pode indicar o blog enviando mensagens para o telefone celular de algum amigo como também pode cadastrar o seu número para receber novidades em seu aparelho. O internauta encontra link para criar seu próprio blog de apoio ao governo. No lado esquerdo, internauta encontra um box com tags com temas específicos que facilitam a navegação e a busca precisa de informações.
Após a analise, acreditamos que o blog precisa de uma reformulação. A imagem da presidente ainda está atrelada à candidatura ao governo, mesmo apresentando informações atualizadas. O blog pode e deve ser mais democrático e o internauta merece um espaço próprio e mais aberto para participar, bem como obter respostas aos seus possíveis questionamentos.
Gustavo Drumond, Isabela Elias, Isabela Marchesani
Nenhum comentário:
Postar um comentário