quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Internet - as pessoas se afastam ou se aproximam?

Quando o assunto é comunidade virtual ou mesmo vida social na internet, há muitas controvérsias. No que diz respeito à opinião das pessoas entrevistadas sobre como a internet e as redes sociais afetam os relacionamentos, vemos que as opiniões são bastante variadas sobre o tema. De um lado, existem as pessoas que consideram que no cenário contemporâneo as pessoas cada vez mais utilizam seu tempo nas redes de relacionamento virtuais, em detrimento dos relacionamentos reais e diretos, o que de certa forma as distancia. No entanto, aparece também a ponderação de que as redes virtuais ampliam consideravelmente a rede social do indivíduo, uma vez que esta reúne  pessoas de diversos lugares do mundo, que se conheceram nos mais variados momentos da vida, facilitando uma aproximação que talvez não aconteceria pelas outras vias de comunicação. A questão pode, de fato, ser vista por diferentes pontos de vista, mas fica claro que em vários momentos as redes sociais “tiram” os indivíduos do meio real, de maneira que estes têm sua “atuação” virtual cada vez mais intensificada.
A internet nada mais é do que uma conseqüência, uma continuação do mundo real. Ela é real e ao mesmo tempo virtual. Castells dis que “É uma extensão da vida como ela é, em todas as suas dimensões e sob todas as suas modalidades” (CASTELLS, pág. 100). Nela, identidades são adaptadas e novas maneiras de se relacionar com os outros surgem a todo momento, como uma continuação daquilo que se passa no ambiente real. A idéia de uma comunidade baseada em estar fisicamente presente cada vez mais é substituída pela idéia de comunidade baseada em afinidades e interesses comuns. Estar fisicamente perto não significa que as pessoas serão amigas ou terão laços mais fortes.
Enquanto muitos dizem que a internet está conduzindo as pessoas a se tornarem solitárias e terem menos contatos físicos, os laços sociais foram reforçados. Mesmo que não estejam fisicamente presentes, no mundo da internet as pessoas tem mais interações com as outras, principalmente com aquelas que tem interesses em comum. Com a navegação freqüente, usuários tem mais informações sobre eventos, festas, teatros, cinemas etc e isso acaba gerando uma grande interação social. É muito mais fácil e cômodo conversar com um desconhecido no twitter, no MSN ou em outra rede virtual, pois se encontra justamente pessoas que tem o mesmo objetivo naquela situação e há possibilidades de construir um novo universo de referencias. 
As redes são montadas de acordo com as escolhas dos indivíduos e mesmo manter laços fracos não significa que não há laços. A internet é forte na manutenção desse laço que seria facilmente perdido se dependesse apenas da interação física. Ela também tem papel relevante nos laços fortes, já que muitas vezes é o instrumento mais fácil para estar presente.
As redes são fontes de informação, diversão e várias outras coisas que muitas vezes o sujeito sente falta em seu mundo real e acaba procurando isso na rede, onde encontra as informações de seu interesse de maneira rápida produzidas por pessoas que tem idéias semelhantes. A sociedade mudou e o que os indivíduos procuram agora é um sistema de valores que atenda aos seus objetivos próprios, que muitas vezes aqueles que estão próximos fisicamente não podem oferecer. Na web, novas solidariedades e novas formas de participação acontecem. Castells ainda diz que “As redes on-line, quando se estabilizam em sua prática, podem formar comunidades, comunidades virtuais, diferentes das físicas, mas não necessariamente menos intensas ou menos eficazes na criação de laços e na mobilização.” (CASTELLS, pág. 109).

Referencias bibliográficas:

CASTELLS, Manuel. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. In: Comunidades virtuais ou sociedade de rede?

           SILVA, Lídia J. Oliveira da. A Internet – a geração de um novo espaço antropológico.